quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Feliz dia do "bota a lingua pra fora"

E aí, pessoas residentes na Caverna do Dragão \o estao vivas aí? Tão feliz sabendo que eu vou postar? Não? tá...
Vi no twitter q hoje é dia do Médico (tenho uma piada ótema trocando a ultima sílaba, mas nao vem ao caso) e tive uma luz \o/ post ideia haha
Primeiro, ia trazer doenças trilokas e assustadoras... mas ai tinha mta coisa pesada, que nao era elefantíase, e resolvi que não. Aí pensei e pensei, e mudei de ideia, e pensei de novo, e voltei ao começo e decidi pelas doenças bizarras mesmo. Sim, vou postar sobre doença bizarra, mas uma só, pra não causar traumas sérios por aí =)
Fiquei bem impressionado com bastante coisa que vi, mas uma me surpreendeu mais. A Epidermodysplasia Verruciformis ou Epidermodisplasia Verruciforme (abrasileirando) é uma genodermatose rara caracterizada por infecção disseminada por HPV, de caráter recessivo, com casos ligados ao cromossoma X. É caracterizada clinicamente por lesões maculares hipo ou hiperpigmentadas, lesões pitiríase versicolor like, verrugas planas e desenvolvimento precoce de carcinomas cutâneos (segundo esse site).
Colocando nas minhas próprias palavras... a pessoa começa a desenvolver camadas e camadas de uma pele deteriorada e um monte de verrugas. Nao é atoa que é chamada, popularmente, de a "doença do homem árvore". A pessoa fica mesmo parecendo q tem casca de árvore no lugar da pele/membros.
Parando de falar e colocando imagens ai:

E não, isso não é photoshop.
Mto tenso '-'
E por hj é só.. até +, nao se percam ai ein

3 comentários:

Unknown disse...

Que coisa bizarra essa doença, man!! De onde é esse cara da foto?

Bruna lol disse...

Eu vi o documentario sobre essa doença ai no dicovery um tempo atras...é bem tenso mesmo...e ja estudei um pouco de HPV hehe tenso tbm...e eu vi uma mulher na rua ja com isso ''/ não tao avançada quanto essa da mulher da foto mas era bem evidente tbm...bem triste isso ''/ e o pior é que remove e a bagacinha cresce de novo e tals...ótima escolha de tema Sweet ^^

Rubia Maria Borges dos Santos disse...

È bizarro, mas tem tratamento. Esse moço da foto morava num lugar bem remoto, por isso a doença ficou tão avançada, mas o tratamento é relativamente simples. O que fica de lição é: O HPV assim como o HIV (que mata!) são transmitidos por via sexual (o HPV, inclusive, nem precisa de penetração, se pega até no sexo oral) por isso, USEMOS CAMISINHA SEMPRE!!!!