quarta-feira, 6 de junho de 2012

Electronic Entertainment Expo 2012 - Conferências


 Salve galera! Tudo bem? Espero que sim! Como eu já disse na postagem anterior, eu vou fazer algumas postagens (sim, no plural para não ficar muito grande e cansativo de ler) sobre as novidades que as grandes empresas apresentaram na E3 2012. Nesse primeiro post eu vou focar um pouco mais nas conferências das grandes empresas (como Microsoft, Sony e Nintendo). Eu, infelizmente, não tive a oportunidade de acompanhar nenhuma delas (por estar bem ocupado) mas eu consegui ler algumas reportagens e ver alguns melhores momentos dessas conferências. O que as empresas mostraram de bom e o que pode vir de novidade por aí. Vamos começar então pela conferência da Nintendo, já que ela tem o Wii U programado para ser lançado no fim desse ano e que promete dar o primeiro passo na 8ª geração de consoles.


 A empresa chegou em Los Angeles com grandes expectativas em sua conferência, afinal, seria nela que conheceríamos o primeiro passo que será dado para a 8ª geração de consoles com o Wii U. Muita coisa se esperava que fosse apresentada pela Nintendo, como uma data de lançamento, preço, jogos e mais detalhes sobre o console. O Nintendo 3DS também apareceu, mas ele ficou meio que apagado dentro da conferência, exatamente por causa do Wii U. A Nintendo já explicou que isso ocorreu porque ela pretende fazer outra conferência (só não entendi se vai ser ainda nessa E3 ou em outro evento) para trabalhar especificamente o portátil da empresa. Voltando um pouco ao Wii U eu vou colocar aqui alguns pontos sobre o que eu vi do novo console da Nintendo:

 - Seguindo os passos do Xbox 360, o Wii U vai tentar ir além de ser apenas um videogame para uma plataforma de entretenimento. A empresa já fechou parceria com empresas como Netflix, YouTube e Amazon Video para o console. Ou seja, você vai poder ver seus vídeos e filmes prediletos direto da sua TV com o console conectado a internet.

 - Tentando agradar a todos, a Nintendo está trazendo mais jogos hardcore para seu futuro console. A maior crítica feita ao Nintendo Wii foi que ele era um console feito apenas para os gamers mais casuais, mas na conferência a empresa anunciou alguns jogos que estarão presentes no novo console e entre eles estarão: Batman Arkham City, Mass Effect 3, Assassin's Creed III, ZombiU (um novo jogo que falarei sobre ele no próximo post), Darksiders II, Tekken Tag Tournament 2, Ninja Gaiden 3 e entre outros jogos hardcore. Mas calma que a Nintendo não esqueceu os games mais casuais e anunciou dois novos jogos do Mario, Just Dance 4, jogos da karaokê, Wii Fit U, Lego City Undercover entre outros.

 - A Ubisoft apareceu na conferência da Nintendo e deu o seu apoio ao novo console da empresa. Foi nesse momento que o jogo ZombieU, jogo produzido pela Ubisoft, foi apresentado as pessoas que estavam no Nokia Theater.

 - O controle do novo Wii U, que vem em um formato de um tablet, surpreendeu positivamente muitos gamers. As utilidades apresentadas pela empresa foram inúmeras, o que vai acabar aumentando a imersão e a diversão dos gamers com os jogos. A segunda tela, presente no controle, é a surpresa mais positiva, pois ela pode servir tanto como uma expansão para o que você está vendo ali no jogo (como um mapa, itens, outra câmera e etc.), como também pode servir como uma tela principal caso você queira continuar jogando e a sua mãe queira assistir a novela das oito.

 - Para terminar a Nintendo apresentou a Nintendo Land que foi uma coisa que... ZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZ. Sim. Foi uma coisa chata, longa e desnecessária. Eu nem sei do que se trata para falar a verdade e nem tenho muita vontade de saber, pois isso com certeza foi o ponto negativo da conferência da Nintendo já que teve gente que levantou e foi embora antes mesmo da conferência acabar. Graças ao Nintendo Land.

 A conferência da Nintendo foi basicamente isso. Infelizmente não tivemos tantos detalhes do Wii U quanto queríamos, nem mesmo uma data de lançamento (a empresa continua confirmando que o console sairá no final de 2012) e nem um preço padrão. O Nintendo 3DS ficou bem apagado, o que era de se esperar mesmo. Não teve muita coisa em especial, mas o Nintendo Wii U promete não decepcionar nessa 8ª geração de consoles tentando agradar tanto gregos quanto romanos.


 Já vou aqui tirar o cavalinho da chuva de muita gente para falar que não houve nenhum comentário sobre consoles da próxima geração nem na conferência da Sony e nem na da Microsoft. Então, como é de se esperar, o foco deve ficar maior nos jogos. A Sony sempre foi muito bem reconhecida por ter em seu console jogos exclusivos de dar inveja (como Uncharted, Killzone e Gran Turismo) as pessoas que não possuem um PlayStation. Nessa conferência a gigante dos games fez questão de aumentar ainda mais a inveja dessas pessoas mostrando três exclusivos que tem tudo para estourar no mercado de games quando forem lançados. São eles: God of War Ascension, The Last of Us e Beyond: Two Souls, sendo esse último jogo uma novidade exclusiva apresentada na E3 e o game contém a participação de Ellen Page (atriz de "Juno", "A Origem" e "X-Men: O Confronto Final") como protagonista do game.

 De resto nada de muito novo foi apresentado pelo pessoal da Sony. Algumas novidades no PSVita e no PlayStation Move, mas nada que chame muito a atenção. A Ubisoft voltou a aparecer nos palcos da conferência da Sony anunciando também uma parceria com a empresa e apresentando alguns DLCs exclusivos para o jogo Far Cry 3 e também uma versão especial de Assassin's Creed III para o PSVita. Uma novidade bacana desse Assassin's Creed III para o Vita é que caso você também tenha a versão para o PlayStation 3 você poderá conectar os dois jogos para ter acesso a um conteúdo totalmente exclusivo. E para continuar a falar sobre o PSVita, finalmente a empresa vai lançar para download no portátil jogos de PlayStation 1 para que os gamers tenha um gostinho de nostalgia.

 A empresa também apresentou algumas novidades de parceria com empresas para um telefone celular entre outras coisas. O ponto chato da conferência (sim, todas as conferências tem um ponto chato) foi a apresentação de uma espécie de livro interativo que a Sony está produzindo. Uma espécie de livro que aumenta a realidade para que você se divirta mais lendo. Nada contra, mas na apresentação ao vivo houveram várias falhas com o livro, a apresentação foi longa e cansativa e nem mesmo a presença de J.K. Rowling, famosa escritora mundial que produziu a saga "Harry Potter", animou um pouco a coisa. Caso eles não se importem, eu vou ficar com os livros normais mesmo.


 Por fim eu vou falar sobre a primeira conferência. A Microsoft foi a primeira a dar a cara a tapa na E3 2012 e não desapontou. Não trouxe nenhuma surpresa muito grande, mas o ponto alto da conferência foi não ter momentos chatos, como o das suas concorrentes (não pude deixar de fazer essa piadinha). Também sem o anúncio de um console novo, a Microsoft focou um pouco mais nos jogos e também no Xbox 360.

 Uma coisa que eu achei muito legal na conferência foi a aparição da EA. Ela apareceu só lá pelo meio da conferência, mas eu já vou explicar o porquê eu gostei. Muitas pessoas sempre criticam o Kinect e dizem que não existem jogos decentes para o aparelho. Ok. Até certo ponto as pessoas estão certas, mas o que acontece é que as empresas, ao meu ver, estão aprendendo a "usar corretamente" o aparelho. A EA é uma prova disso. Apresentando seus novos jogos, FIFA 13 e Madden NFL 13, eles apresentaram um sistema interessantíssimo do Kinect nos jogos. Calma, você não vai precisar levantar essa sua bunda gorda do sofá e fingir que está chutando uma bola. O que acontece agora são comandos por voz. Por exemplo: caso você queira fazer uma substituição no FIFA, não precisa mais ir até o menu e selecionar a substituição. Tudo o que você precisa fazer é dizer: "substituição: Benzema no lugar de Higuaín" e o jogo, assim que a bola parar, vai realizar a substituição para você. Já no Madden NFL você poderá coordenar jogadas inteiras de futebol americano simplesmente falando a jogada (não vou dar nenhum exemplo porque não conheço jogadas de futebol americano).

 A Microsoft também apresentou novos jogos exclusivos para o Xbox 360. A conferência foi aberta com um trailer e uma gameplay de Halo 4 e mais para frente apresentou os grandes jogos Gears of War Judgement e Forza Horizon. O público e os jornalistas pareceram ficar empolgados com as novas séries da empresa. Outros jogos multiplataforma também foram apresentados como o novo Tomb Raider, Resident Evil 6, Call of Duty Black Ops 2, South Park, Splinter Cell entre outros. Ainda na apresentação dos jogos, um momento bem divertido foi no anúncio de Dance Central 3 quando o cantor Usher apareceu do nada no palco e fez ali um show particular para todos os que estavam presentes. Ele apresentou uma música dele e, claro, a dança da música que vai estar no jogo (será que também vai ter a dança do "Ai se eu te pego"?).

 O desejo da Microsoft de transformar o seu videogame em uma central de entretenimento não parou. Na conferência ela anunciou um novo recurso chamado de "Xbox Smart Glass" que lembra muito o "controle-tablet" do Wii U. O que esse recurso faz é que o videogame vai se conectar com o seu tablet ou smartphone para que, durante um jogo ou um filme, você tenha acesso a informações adicionais ou até mesmo conteúdo extra. Nada de controlar o jogo com seu celular (ainda). Ela também anunciou que o Xbox Music agora vai contar com mais de 30 milhões de música, uma parceria com a ESPN que agora será transmitida em tempo integral pela Xbox Live e também canais exclusivos para a NBA e a NFL. O Kinect ganhou uma expansão no sistema de reconhecimento de voz e agora também se pode falar em espanhol com o seu aparelho. Ainda não houve nenhuma confirmação sobre reconhecimento de voz em português, mas algumas notícias (fora da E3, é bom ressaltar isso) dizem que a Microsoft está trabalhando para que tenhamos o reconhecimento de voz em português.



E é isso aí galera! O post de hoje foi comprido e pode até ser cansativo de ler, mas é porque eu tentei trazer tudo o que eu pude sobre as conferências das principais empresas da E3 2012. Nos próximos posts agora eu vou trazer os jogos que foram apresentados e também os gameplays fazendo uma pequena análise prévia de cada um. Esperto que tenham gostado do post, se cuidem e bons jogos!

@Kirilko



Nenhum comentário: