sábado, 21 de abril de 2012

Mais do mesmo

Saaaaalve galera! Tudo bem? Espero que sim! Então, nessa quinta (19/04) foi anunciado um novo jogo da Sony que será a volta da franquia "God of War". Esse jogo vai se passar no começo da história de Kratos, onde tudo começou, antes de ele se tornar o "Fantasma de Esparta" e essa lenda da guerra que ele é hoje em dia. Vou colocar o trailer aqui para que vocês deem uma olhada.


O que aconteceu depois do anúncio desse jogo é que eu parei para pensar um pouco aqui:

Por quê só existem continuações nos dias atuais?

Quero dizer: olhe bem para o mercado de games hoje em dia. Entre na sua loja predileta e veja os últimos lançamentos. A maioria esmagadora serão continuações de jogos. O que parece é que as empresas resolveram que não vão mais inventar tanto e vão apenas continuar os jogos que já tem sua legião de fãs e seu sucesso construído. Mas isso é bom, não?

Talvez sim. Talvez não. Caso as empresas continuem lançando as continuações dos games, mas sem deixar de inovar nas franquias, isso pode até ser interessante. Porém, pode ser mais do que entendiante você não ter nenhuma história/personagem/jogabilidade nova para que você possa curtir.

Como um bom exemplo, vamos pegar os últimos indicados a melhores jogos do ano pela Video Game Awards do ano passado? Temos entre eles:

- The Elder Scrolls V: Skyrim (Continuação)
- Batman Arkham City (Continuação)
- Portal 2 (Continuação)
- Uncharted 3: Drake's Deception (Continuação)
- The Legend of Zelda: Skyward Sword (Continuação)

E olhando os outros indicados, dificilmente você vai achar alguma franquia nova. Parando bem para pensar, os últimos grandes jogos novos (que não eram uma continuação) que foram lançados e que realmente abalaram o mundo dos games foram (que eu me lembre): Minecraft, Dead Island e Vanquish.

Isso nos últimos 2 ou 3 anos.

É muito pouco, não?

Vamos aproveitar também e dar uma olhada nos grandes lançamentos programados para esse ano de 2012:

- Final Fantasy XIII-2
- Mass Effect 3
- Max Payne 3
- Prototype 2
- Halo 4
- Novo Call of Duty (sem nome confirmado)
- Assassin's Creed 3
- Resident Evil 6
- Darksiders II
- UFC Undisputed 3
- Street Fighter X Tekken (o jogo é novo, mas as franquias "Street Fighter" e "Tekken" podem ser mais velhas que você)
Sem falar também dos anúncios de Grand Theft Auto V e God of War Ascension.

Será que realmente não vale a pena apostar em novas franquias? Criar um jogo do zero? Será que nossos filhos vão jogar um Resident Evil 15 ou um Halo 10? Isso pode acabar ficando chato depois de um tempo. Falta criatividade, isso é mais do que óbvio. As empresas precisam perceber que já está na hora de dar uma reinventada nos jogos para poder agradar bem os gamers. Espero que não demorem muito para fazer isso, ou quem sabe as consequências que teremos.

Bem galera, é isso aí! Espero que tenham gostado do post de hoje! Até semana que vem e bons jogos!

@Kirilko

Nenhum comentário: