sexta-feira, 13 de abril de 2012

Games "burros"?

Salve galera! Primeiramente eu tenho uma dúvida: CADÊ TODO MUNDO??? Sério. O Otávio e a Bruna sumiram. Não postam mais aqui. Acho que agora que eles começaram a namorar, estão mais ocupadinhos. Safadiiiiinhos! Mas ok então! Vamos ao post de hoje!

Esses dias navegando pela internet eu vi uma notícia sobre uma declaração que fez o designer do jogo "Journey" (disponível para PlayStation 3 por download). O que ele dizia nessa declaração é uma simples frase que pegou muita gente de surpresa:

"Nossos jogos nos fazem ser idiotas."

Sim, ele falou mais coisas, mas eu volto nisso mais para frente. O que acontece que, se você realmente pensar no que ele diz, é verdade! Quero dizer: vamos ver bem qual é a base da maioria dos jogos hoje em dia. Dando uma olhada bem superficial, podemos chegar a conclusão que os jogos são simplesmente pegar uma arma e matar todas as pessoas que você ver na sua frente.

Infelizmente, isso é verdade.

Muitos poucos gamers conseguem realmente absorver uma boa história ou algum aprendizado (que não seja disparar e/ou recarregar uma arma) de um jogo após finalizá-lo. Isso pode sim ser considerado um pouco de falta de esforço dos produtores e falta de, por assim dizer, "educação" dos gamers. Tudo o que precisa é parar por alguns minutos e ver uma cutscene para entender sobre o que o jogo se trata. Porém até nisso está faltando criatividade. Sempre é um cara do mal querendo dominar ou destruir o mundo.

Já disse o designer do jogo Journey, Jenova Chen: "Acredito que quase sempre não é o jogador que é um idiota. É o designer do jogo que o torna um idiota. Se você fica todo dia matando outros, como será uma boa pessoa? Todos os jogos são apenas para matar uns aos outros, ou matar outros em time... Entende? Nossos jogos nos fazem ser idiotas".

Mas a pergunta que fica no final das contas, é o que nós podemos fazer para que isso mude? O que os gamers podem fazer para que os produtores se toquem que queremos jogos com um conteúdo melhor nas prateleiras das lojas. Jogos como Skyrim, Portal e Journey.

Eu acredito que ainda vai demorar um pouco para que esse cenário mude. Os gamers estão muito acomodados participando de todas as guerras que existam dentro do mundo dos videogames. Agora o que resta é esperar que as pessoas comecem a enjoar e daí comece a acontecer uma mudança no mundo dos games. Mas quanto tempos será que vai demorar para isso acontecer? Espero que não muito.

É isso aí galera! Esse foi o post de hoje! Até semana que vem, se cuidem e bons jogos!

@Kirilko

Nenhum comentário: